A tecnologia já possibilitou às pessoas verem antecipadamente os possíveis resultados de cirurgias plásticas, de cortes de cabelo (visagismo), de construções e reformas arquitetônicas, todas elas antes mesmo de saírem do papel (ou da tela do computador) para a realidade. Agora uma novidade desponta nos consultórios de odontologia: é possível criar o desenho do sorriso antes de começar o tratamento com seu dentista.

A técnica leva o nome de Digital Smile Design (DSD) e foi criada pelo dentista e protético brasileiro Christian Coachman, de São Paulo com quem a Dra. Rosana fez o curso com a  meta de atender aos anseios dos pacientes que sonham em ter um sorriso mais harmônico.

Como toda novidade tecnológica, a técnica do Digital Smile Design traz vantagens tanto para o paciente como para o dentista, que tem mais segurança na escolha dos procedimentos. Já para o paciente, ele tem antecipadamente o “retrato” de como ficará sua boca, seu sorriso, ao final do tratamento que foi feito pela programação virtual.

Os procedimentos buscam unir o desejo estético com a funcionalidade da boca, incluindo qualidade de mastigação, das articulações e alinhamentos dos dentes e gengiva. Isso porque o grande objetivo do DSD é criar um visual que esteja de acordo com as necessidades funcionais, estéticas e até emocionais do paciente. Essa soma aumenta as possibilidades de atender às expectativas que ele tem ao buscar o tratamento.

Outro grande diferencial da tecnologia do Digital Smile Design é que, de posse da imagem efetiva, o dentista pode simular desejos subjetivos dos pacientes, como ter um sorriso mais delicado, mais extrovertido ou mais intenso. Palavras que se materializam na transformação virtual do sorriso, antecipando o resultado esperado. Esse direcionamento possibilita, inclusive, um tratamento mais rápido, pois evita que etapas tenham a necessidade de serem refeitas em virtude do “desgosto” do paciente. 

[/mp_text] [/mp_span] [/mp_row]