Bola de Bichat(Buccal Fat Pad) ou Corpo Adiposo Bucal é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha. Fica entre dois músculos da face, o masseter e o bucinador e tem a função de evitar o atrito entre eles na amamentação, depois disso não tem mais função.
Quando essa gordura tem tamanho aumentado pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.
A cirurgia para retirar o excesso da Bola de Bichat é chamada de Bichectomia e pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação.
A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos.
O corte não ultrapassa 1 cm e é feito na parte interna da boca.
O resultado é um rosto mais fino.
A pessoa que tem a bochecha mais proeminente muitas vezes se incomoda com isso e a cirurgia está aí para resolver esse problema.
Muitas vezes o paciente perde muito peso mas as bochechas continuam proeminentes e a bichectomia pode ser a solução.
O maior efeito da bichectomia é tirar o efeito fofinho e o paciente ficar com uma estrutura do rosto muito parecida com a de Angelina Jolie, por exemplo.
O rosto fica bem mais definido e as maçãs mais evidentes, fazendo com que a pessoa tenha um perfil fino e magro.
Essa cirurgia é muito famosa nos Estados Unidos, com a procura principalmente das principais celebridades de Hollywood. – Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil.
Mas é preciso ter cuidado: a operação é irreversível e, como toda cirurgia, tem riscos. As bolas de bichat ficam próximas a estruturas importantes do rosto. Um erro pode levar à paralisia dos nervos faciais e à lesão do canal por onde passa a saliva. “Se ela for banalizada, feita de qualquer modo, em qualquer lugar, por profissionais não treinados, a possibilidade de complicação é enorme.
Se você se interessou pela bichectomia, agente uma avaliação.