Esse sistema consiste na utilização de bráquetes especiais chamados autoligáveis que não necessitam de borrachas para serem presos ao arco do aparelho.
O sistema convencional (bráquetes com borrachinha) provoca uma maior pressão e atrito no movimento dentário, tornando o tratamento mais lento e menos confortável.
No aparelho autoligado, o arco desliza melhor, havendo uma menor fricção, o que facilita o movimento dentário.
Esta é uma nova solução para diversas pessoas que muitas vezes preferiram ficar com os dentes tortos ao tratar com o aparelho ortodôntico convencional.
Realizar um tratamento ortodôntico com o menor número de consultas é uma realidade na Europa, nos Estados Unidos.
A nova técnica promove uma redução no número de consultas e essa diminuição traz benefícios para o paciente, que se sente mais confortável.
Os bráquetes autoligados proporcionam redução no tempo de atendimento ao paciente, redução no tempo de tratamento, intervalos maiores entre as consultas e distribuição uniforme da força além de serem mais higiênicos.
Com o aparelho ortodôntico autoligado, o tempo médio entre as consultas de manutenção é de dois meses. Isto vai depender do fabricante do aparelho e do tipo de fio utilizado.
Um fio mais simples demanda um tempo menor entre as consultas. Se você utilizar o aparelho autoligado com fio superelástico ou fio termoativado, a média é de dois meses.
O resultado do tratamento com aparelho autoligado é visto mais rápido do que no aparelho ortodôntico tradicional porque ele vai movimentar os dentes mais rapidamente.
A diminuição do tempo de tratamento entre um paciente com aparelho ortodôntico normal e um com aparelho autoligado é de 30% a até 60%.
A indicação é para todos os casos de más oclusões e principalmente em adultos.
O tratamento ortodôntico melhora a saúde bucal, proporcionando uma aparência mais agradável.
Além disso, facilita a mastigação e a higiene bucal, consequentemente diminuindo a incidência de cáries e doenças na gengiva.